Padilha se reúne com líderes para tentar acordo sobre vetos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

O ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reúne-se, nesta quarta-feira (6), com as lideranças do Congresso Nacional para tentar chegar a um acordo para a deliberação dos vetos presidenciais.

Leia também! COP 28: Lira afirma que “combustível do futuro” é prioridade

A sessão conjunta do Congresso Nacional para a deliberação de vetos deve ficar para a próxima semana. Apuração da Arko aponta que o novo adiamento se dá pela falta de um consenso em torno da manutenção de vetos. Entre eles, o Carf e o Arcabouço Fiscal, além doesvaziamento do Legislativo em razão da COP 28.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O governo tenta articular para manter os vetos ao arcabouço fiscal, Carf, marco de ferrovias, lei geral do esporte, desoneração da folha e marco de garantias.

Com o retorno dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, ao Brasil, haverá uma tentativa de realizar a sessão na próxima semana. Contudo, com o recesso do Legislativo próximo e o acúmulo de pautas econômicas pendentes de análise, a sessão de vetos pode ser novamente adiada.

O veto ocorre quando há a discordância do presidente da República com projeto de lei aprovado pelas Casas Legislativas.

A Constituição determina que ocorra a apreciação pelos parlamentares em sessão conjunta. É necessário a maioria absoluta dos votos de Deputados e Senadores para sua rejeição.

Leia também! Câmara aprova isenção de ICMS para transferência de produtos entre estabelecimentos

Após 30 dias do seu recebimento, o veto consta automaticamente na pauta do Congresso Nacional, sobrestando as demais deliberações até a sua votação.

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais