Pacheco promulga lei do Marco Temporal

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou, nesta quinta-feira (28), a lei do Marco Temporal das terras indígenas. Nesse sentido, a norma reconhece que os povos indígenas somente têm direito à demarcação das áreas que ocupavam até 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada.

Rodrigo Pacheco, Lula e Arthur Lira – Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A promulgação ocorreu após derrubada de vetos de Lula à matéria anteriormente aprovada pelo Legislativo. Logo, o Congresso reincorporou à lei a proibição de ampliar terras indígenas já demarcadas. Bem como a adequação dos processos administrativos de demarcação ainda não concluídos às novas regras. Além disso, a nulidade da demarcação que não atenda a essas regras.

Leia mais! Lula sanciona com vetos lei que controla agrotóxicos

De acordo com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o governo vai recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) contra essa lei promulgada pelo Congresso Nacional. A afirmação ocorreu na semana passada, no programa Bom dia ministra.

Lula e Guajajara – Foto: divulgação/Ascom – MPI

Em setembro, os ministros da Corte julgaram ação considerando a tese do marco temporal inconstitucional. Ou seja, o Supremo invalidou a tese do Marco Temporal por entender que ela contraria os princípios da Constituição brasileira. Tanto que, esse julgamento impulsionou a votação desse tema pelos parlamentares.

Leia mais! Lula reajusta salário mínimo para R$ 1.412

Congresso pode promulgar lei?

De acordo com a Constituição Federal, o presidente poderia promulgar os vetos em até 48 horas após a decisão do Congresso. Porém, com sua abstenção, o ato é assinado pelo presidente do Congresso.

Postagens relacionadas

Governadores defendem reforma administrativa durante evento em Nova Iorque

Inteligência artificial poderá redigir sentenças no STF, diz Barroso

Projeto visa proteger pequena propriedade rural em casos de desastres naturais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais