Início » O bolsonarismo após o novo revés no TSE – Análise

O bolsonarismo após o novo revés no TSE – Análise

A+A-
Reset
ArtigosDestaquePolítica

A recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de decretar uma nova inelegibilidade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenando também o general e ex-ministro Braga Netto (PL), que foi o candidato a vice de Bolsonaro nas eleições de 2022, provoca algumas repercussões políticas importantes. A decisão foi por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, realizadas no dia 7 de setembro do ano passado em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).

A consequência imediata da decisão do TSE envolve as eleições municipais de 2024, mais especificamente a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Braga Netto era apontado como potencial candidato bolsonarista para desafiar a candidatura à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD). Com Braga Netto inelegível, a tendência é que Bolsonaro aposte no deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, vai recorrer da decisão do TSE junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o mais provável neste momento é que a decisão do TSE seja mantida.

A disputa pela prefeitura de São Paulo também pode registrar uma alteração na estratégia bolsonarista. Apesar de o PL manter uma negociação bem encaminhada com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Bolsonaro costura nos bastidores um acordo com Valdemar para que o deputado federal Ricardo Salles se desfilie do PL com a garantia de que não perderá o mandato para ser candidato a prefeito na capital paulista. A entrada de Salles provocará uma disputa com Nunes pela vaga no provável segundo turno contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Um dos motivos para que Bolsonaro insista na candidatura de Salles é a resistência da base social bolsonarista a apoiar Nunes. Vale recordar que, nas eleições de 2020, mesmo com Bolsonaro pedindo votos para o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), ocorreu uma precoce derrota de seu candidato em primeiro turno.

Mesmo inelegível para 2026, o prestígio de Jair Bolsonaro será testado nas eleições municipais do próximo ano. Além de o PL apostar no ex-presidente para ampliar o número de prefeitos, as disputas em São Paulo e no Rio de Janeiro medirão a força do bolsonarismo, já que os embates nessas duas cidades possuem impacto político nacional.

AnáliseJair Bolsonaro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais