Início » Moraes determina que Bolsonaro deponha hoje na PF

Moraes determina que Bolsonaro deponha hoje na PF

A+A-
Reset

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (27), a intimação do presidente Jair Bolsonaro (PL) para prestar depoimento presencial sobre o vazamento de dados sigilosos relativos a investigações envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O depoimento está marcado para hoje (28), às 14h na Sede da Polícia Federal em Brasília.

A investigação foi determinada em agosto do ano passado, após Alexandre de Moraes acolher uma notícia-crime apresentada pelo TSE. Segundo o relato acolhido, Bolsonaro divulgou, em uma de suas lives semanais, os resultados de um inquérito sigiloso e não concluído, sobre ataque hacker contra computadores do Tribunal.

Em sua decisão, Moraes destaca que Bolsonaro concordou em participar do ato procedimental e solicitado a prorrogação do prazo para exercer “real, efetiva e concretamente seu direito de defesa, como fator legitimador do processo penal em busca da verdade real e esclarecimento de importantes fatos”. Na mesma decisão, ficou determinado também o levantamento do sigilo do inquérito, à exceção da documentação relacionada a dados telemáticos e telefônicos.

A decisão de Moraes veio após Bolsonaro apresentar, nesta quinta-feira (27), um pedido de dispensa do depoimento. O ministro do STF negou e determinou o comparecimento à PF para o depoimento.

Na agenda do presidente para hoje constam apenas dois compromissos, um deles uma hora após o previsto do depoimento na PF. A Constituição Federal garante a réus e investigados o direito ao silêncio e a não se autoincriminar, mas não permite a recusa prévia e genérica a determinações legais, permitindo que sejam estabelecidos pela Justiça dentro do devido processo legal.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais