Ministro Fávaro debate soluções sustentáveis para a cadeia dos bioinsumos

Foto: divulgação/MAPA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do Fórum Bioinsumos no Agro, para discutir e promover soluções inovadoras e sustentáveis para a cadeia. O encontro ocorreu, nesta segunda-feira (16), em São Paulo. 

O Brasil conta com mais de 600 produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Neste ano, espera-se registrar mais 100 novos produtos de base biológica.

Na ocasião, Fávaro ressaltou que a responsabilidade pela sustentabilidade do Brasil é de todos. “Nesses 50 anos o Brasil passou a ser o grande provedor de alimentos, crescemos para 65 milhões de hectares de áreas com agricultura (140%), mas crescemos 580% na nossa produtividade. Essa é a revolução brasileira, galgada na sustentabilidade, no respeito ao meio ambiente e vamos crescer muito mais por isso a importância dos bioinsumos”, complementou. 

Experimento em biotecnologia – Foto: Freepik

De acordo com estudo da CropLife Brasil e da S&P Global, a projeção para o mercado de bioinsumos, até 2030, é de R$ 17 bilhões. Já a taxa de crescimento será de 23% até 2030.

Mais da metade dos agricultores do país já usam essa tecnologia. Com isso, o Brasil está em primeira posição como o país que mais a adota tanto em biocontrole como em biofertilizantes.

Fávaro ainda lembrou que o Mapa tem iniciativas muito importantes, como a Rede de Inovação de Bioinsumos e a parceria com a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) para o desenvolvimento de novos produtos e diminuir a dependência de fertilizantes fósseis.

Fertilizantes – Foto: Freepik

“Certamente os bioinsumos terão grande papel no nosso futuro de desenvolvimento, e isso se faz por meio da ciência, de grandes debates e inclusão de tecnologias, sabendo onde queremos chegar porque o Brasil tem competência para isso”, concluiu.

Leia mais! Câmara: Seminário debaterá inovação e descarbonização da indústria nacional

A programação contou ainda com quatro painéis: o panorama atual do mercado no Brasil e no mundo; políticas públicas e regulamentação; biodefensivos e novas tecnologias no mercado; e os cenários dos biofertilizantes e bioinoculantes.

Fertilidade do solo e sustentabilidade

Os bioinsumos são produtos baseados em componentes biológicos, como microrganismos e extratos vegetais, utilizados para o controle de pragas e doenças, desenvolvimento de plantas e aumento da fertilidade do solo, potencializando os ganhos ambientais em toda a cadeia de produção.

 

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais