Ministério da Justiça lança site com conteúdo para controle parental nas redes

Foto: Freepik

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (16), o programa De Boa na Rede para combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes por meio do controle parental de conteúdos virtuais. 

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que, somente em 2023, foram 627 operações da Polícia Federal para combater crimes cibernéticos contra crianças. No entanto, Dino reforça que a participação da família é fundamental para manter a segurança na internet. 

Lançamento do Site “De Boa na Rede”. Foto: Isaac Amorim/MJSP.

“Nós identificamos que estamos diante de uma epidemia de violência por intermédio das plataformas que impulsiona esses números [de combate à violência cibernética] para cima”, afirmou. 

A iniciativa disponibiliza informações sobre o assunto e conteúdos produzidos em conjunto com as redes sociais para ensinar, passo a passo, como os responsáveis podem acompanhar o que é acessado por usuários menores de 18 anos. 

O ministro ainda destacou que, em períodos de conflito, o conteúdo virtual também pode se tornar mais violento. “É um trabalho inédito, que vai na direção correta de juntar coerção com consenso. Coerção com formação de pensamento cívico e patriótico, que garanta a prática de bons valores e nos protejam de guerras, tanto quanto possível”, completou. 

O site apresenta orientações para controle parental nas plataformas Discord, X, Tik Tok, Instagram, Facebook, Kwai, Youtube, Google, sistema Android, sistema iOS e jogos. 

Leia também! G-20: Lira assume presidência do grupo de parlamentares

A criação do De Boa na Rede visa valorizar as ferramentas de controle parental e é parte de uma proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado, conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069.

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais