Ministério de Minas e Energia tem novo secretário-executivo

Foto: Ministério de Minas e Energia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nessa quarta-feira (10), o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Efrain Pereira da Cruz. Em seu lugar, assume Arthur Cerqueira Valerio, de acordo com publicação no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (11).

Leia mais! Governo antecipa para março aumento de biodiesel em combustível

Efrain Cruz ocupou o cargo no início de 2023 após um longo debate sobre o melhor nome para a vaga. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tinha outras preferências, como Bruno Eustáquio. Apesar de ser considerado um nome técnico pelo setor, ele e outros foram barrados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por suas atuações no governo anterior, de Jair Bolsonaro. 

Em pronunciamento, à mesa, o ex-número 2 do MME , Efrain Pereira da Cruz. Foto: Pedro França/Agência Senado

Ao longo do ano, Efrain Cruz e Alexandre Silveira divergiram na condução de temas da pasta. Após negociação com o governo e com o aval do setor, Silveira conseguiu a aprovação do nome de Arthur Valerio para ser secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia. 

Reunião do Ministro Alexandre Silveira com o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Valerio é advogado na Advocacia-Geral da União e trabalhava até o momento como consultor jurídico do MME. Anteriormente, ele obteve cargos nos governos de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e foi consultor jurídico da União durante o mandato de Jair Bolsonaro. 

Leia mais! “Energias da Amazônia” promove transição energética inclusiva, diz Alexandre Silveira

A avaliação do setor é de que Arthur Valerio é um nome técnico, com bom trânsito com os partidos de centro, experiência no setor e em outras pastas, como o Ministério dos Transportes

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais