Início » Ministério da Justiça prorroga emprego da Força Nacional na Amazônia Legal

Ministério da Justiça prorroga emprego da Força Nacional na Amazônia Legal

A+A-
Reset
Política

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prorrogou o emprego da Força Nacional em três diferentes operações na Amazônia Legal. A região é composta pelos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As portarias foram publicadas, nessa quinta-feira (28), no Diário Oficial da União.

Leia mais! Exploração de petróleo na Amazônia é preocupante, diz Guajajara

A primeira delas, de acordo com a pasta, amplia em 90 dias a participação do efetivo que apoia os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao desmatamento e queimadas ilegais, bem como outros crimes ambientais na Amazônia Legal. O novo prazo é de 30 de março de 2024. Porém,  pode ser prorrogado.

Amazônia Legal

Outra medida, foi a prorrogação em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o ministério, o foto é combater à extração ilegal de minério e madeira e à invasão de áreas públicas federais. Além disso, o combate a incêndios criminosos. A validade da atuação é de 31 de março, mas também pode ser estendida.

Leia mais! Lula prorroga benefícios fiscais para empresas do Nordeste e da Amazônia

Rios Negro e Solimões

A terceira e última medida amplia a permanência da Força Nacional na calha dos rios Negro e Solimões, no Amazonas. De acordo com o MJSP, desde de 2021, os agentes apoiam os órgãos de segurança estaduais contra o crime organizado e o narcotráfico. Além disso, auxiliam em crimes ambientais no Médio Solimões.

Leia mais! Tráfico, garimpo… Fala de Barroso sobre crime organizado na Amazônia escancara caos

O reforço da Força Nacional busca garantir – atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio – de acordo com o governo. A atuação será até 1º de abril de 2024.

 

AmazôniaMeio AmbienteSegurança Pública

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais