O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (16), o programa De Boa na Rede para combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes por meio do controle parental de conteúdos virtuais.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que, somente em 2023, foram 627 operações da Polícia Federal para combater crimes cibernéticos contra crianças. No entanto, Dino reforça que a participação da família é fundamental para manter a segurança na internet.
“Nós identificamos que estamos diante de uma epidemia de violência por intermédio das plataformas que impulsiona esses números [de combate à violência cibernética] para cima”, afirmou.
A iniciativa disponibiliza informações sobre o assunto e conteúdos produzidos em conjunto com as redes sociais para ensinar, passo a passo, como os responsáveis podem acompanhar o que é acessado por usuários menores de 18 anos.
O ministro ainda destacou que, em períodos de conflito, o conteúdo virtual também pode se tornar mais violento. “É um trabalho inédito, que vai na direção correta de juntar coerção com consenso. Coerção com formação de pensamento cívico e patriótico, que garanta a prática de bons valores e nos protejam de guerras, tanto quanto possível”, completou.
O site apresenta orientações para controle parental nas plataformas Discord, X, Tik Tok, Instagram, Facebook, Kwai, Youtube, Google, sistema Android, sistema iOS e jogos.
Leia também! G-20: Lira assume presidência do grupo de parlamentares
A criação do De Boa na Rede visa valorizar as ferramentas de controle parental e é parte de uma proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado, conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069.