Com o objetivo de intensificar a fiscalização de armazenamento e produção de fertilizantes minerais, o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, recebeu uma força-tarefa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os auditores fiscais federais agropecuários da pasta apreenderam cerca de 1.700 toneladas de fertilizantes por medida cautelar (prevenção). Além da suspensão temporária de cinco estabelecimentos para realização de adequações.
Na ocasião, eles também supervisionaram a importação de matérias-primas destinadas à agricultura naquela região. Com isso, os auditores coletaram 34 amostras representativas de 32 toneladas dessas substâncias de 47 estabelecimentos para análise nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária.
A inspeção ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro, no Porto de Paranaguá, uma das principais entradas de fertilizantes do Brasil.
Leia mais! CAE aprova programa de incentivo a fertilizantes
De acordo com o Mapa, a iniciativa tem como finalidade fiscalizar a produção, a importação, a exportação e o comércio de fertilizantes, bem como os corretivos, os inoculantes, os biofertilizantes, os remineralizadores e o substrato para plantas como forma de garantir que os produtos tenham e eficácia que o produtor rural precisa e que não apresentem risco à defesa agropecuária ou à saúde pública.