Início » Marco Temporal: Lula se reúne com Guajajara em dia decisivo

Marco Temporal: Lula se reúne com Guajajara em dia decisivo

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Em dia decisivo ao Marco Temporal, o presidente Lula se reúne, nesta sexta-feira (20), com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no Alvorada. O que intriga é que Lula tem até esta sexta-feira (20) para vetar, parcial ou totalmente, a lei do Marco Temporal. O texto é sobre a demarcação de terras indígenas, aprovada no Congresso Nacional em 27 de setembro. 

Movimentos sociais e parlamentares da esquerda pressionam para que o veto seja integral. Contudo, o Planalto pondera um veto parcial, uma vez que barrar completamente a matéria pode desagradar e gerar desgastes com a bancada ruralista do Congresso. Isso acarreta em um tensionando a corda com o Legislativo.

Uma vez vetada, os trechos da matéria são reavaliados em sessão conjunta do Congresso Nacional, que decide se mantém ou não a decisão do presidente da República. A lei será sancionada automaticamente. Isso ocorrerá, caso Lula não se manifeste.

marco temporal

Indígenas em manifestação – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

A tese do Marco Temporal prevê que só podem ser demarcadas terras indígenas de povos que possam provar que ocupavam o território na época da promulgação da Constituição, em 88. Contudo, o STF decidiu que o princípio não existe na Constituição e nem pode ser inferido a partir do texto constitucional.

Leia mais! Marco temporal: comissão da Câmara aprova projeto que contraria o STF

Além de Guajajara, também participam do encontro o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias; e o Secretário Geral para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima.

 

Congresso Nacionaldemarcação de terras indígenasLulaMarco temporalSTF

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais