Início » Mais duas comissões da Câmara definem presidência nesta terça; saiba quais

Mais duas comissões da Câmara definem presidência nesta terça; saiba quais

Desde a semana passada, o comando das comissões estão em definição na Câmara

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Após definir 19 presidências das comissões na semana passada, a Câmara dos Deputados deve eleger mais dois comandantes de colegiados nesta terça-feira (12). São elas: Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais e Comissão de Administração e Serviço Público.

Reunião da Comissão da Amazônia realizada em 2023.

Reunião da Comissão da Amazônia realizada em 2023. Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputadas

Leia mais! Saiba quem são os presidentes das comissões da Câmara definidos nessa quarta

Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais

Às 14h, os parlamentares se reúnem, no plenário 12 da Casa, para votar o próximo presidente da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais. Em 2023, a deputada indígena Célia Xakriabá (Psol-MG) comandou o colegiado em seu primeiro ano de funcionamento. 

A criação da comissão foi uma promessa do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante a campanha para ocupar o cargo em 2023. O colegiado discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e aos assuntos indígenas, como o regime das terras tradicionalmente pertencentes a esses povos. Até fevereiro do ano passado, os temas integravam a pauta da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. 

Participam da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais os parlamentares Airton Faleiro (PT-PA), Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), Dilvanda Faro (PT-PA), Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), Gerlen Diniz (PP-AC), Juliana Cardoso (PT-SP), Zezinho Barbary (PP-AC), Átila Lins (PSD-AM) e mais 9 congressistas que os partidos ainda indicarão. 

Comissão de Administração e Serviço Público

Logo depois, às 15 horas, no plenário 8 da Câmara, os deputados se reúnem para eleger o novo presidente da Comissão de Administração e Serviço Público. Assim como a comissão de povos originários e tradicionais, o colegiado foi criado no ano passado. Durante o seu primeiro ano, o presidente da Comissão de Administração e Serviço Público foi o deputado  Bruno Farias (Avante-MG).

A comissão é fórum palco de discussão sobre temas como a prestação de serviços públicos em geral, a organização político-administrativa da União e o regime jurídico dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos. Antes de sua fundação, esses assuntos eram parte da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. 

Além de outros 11 parlamentares que serão indicados, integram a comissão os deputados Bruno Farias (Avante-MG), Felipe Francischini (União-PR), Luciano Alves (PSD-PR), Neto Carletto (PP-BA), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), Reimont (PT-RJ), Rogério Correia (PT-MG), Ronaldo Nogueira (Republicanos/RS) e Waldemar Oliveira (Avante-PE).

Outras comissões nesta semana

Além das citadas, outras três comissões devem definir, nesta quarta-feira (13), as presidências. Na semana passada, os colegiados realizaram reunião para instalar as comissões, mas ainda precisam realizar a votação para o comando. São elas:

  • Comissão de Turismo, às 14 horas;
  • Comissão de Minas e Energia, às 10 horas;
  • Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, às 13h30.

Apesar de ainda não instaladas, as seguintes comissões também se reúnem amanhã para oficializar a instalação e eleger seus presidentes:

  • Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, às 10 horas;
  • Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, às 10 horas;
  • Comissão de Comunicação, às 14 horas.

Leia mais! Câmara deve concluir a indicação dos novos presidentes das comissões esta semana

Com informações da Agência Câmara.

CamaracomissãoPovos indígenasServiço Público

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais