Lula lidera cenários para 2026, aponta o Paraná Pesquisas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O instituto Paraná Pesquisas testou cenários para a sucessão de 2026. Em todas as simulações realizadas, a liderança está com o presidente Lula (PT), apontou pesquisa divulgada nessa sexta (13).

No primeiro cenário, Lula lidera com 36,6% das intenções de voto. O governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), registra 12,7%. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), aparece com 7,4%. O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) contabiliza 6,7%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6,3%.

Leia mais! Os governadores e as eleições de 2026 – Análise

O governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema (Novo), registra 5,7%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), soma 4,6%. Já governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), tem 2,1%. A senadora Tereza Cristina (PP), soma 1,9%. E o governador de Goiás (GO), Ronaldo Caiado (União Brasil), atingiu 1,2%. Brancos, nulos e indecisos somam 14,9%.

No segundo cenário, Lula lidera com 37,6%. Na sequência aparecem Tarcísio (18,9%), Simone (9%), Ciro (8,7%) e Leite (3,7%). Brancos, nulos e indecisos somam 22,2%.

Em um terceiro cenário, Lula registra 37,6%. Em seguida estão Zema (15,3%), Ciro (8,8%), Simone (8,8%) e Leite (4%). Brancos, nulos e indecisos somam 25,5%.

O quarto cenário aparece com Lula liderando com 37,7%. Na sequência estão Ratinho (12,8%), Ciro (9,2%), Simone (8,7%) e Leite (4,1%). Brancos, nulos e indecisos somam 27,4%.

Apesar da distância em relação às eleições de 2026, o cenário de polarização entre o lulismo e o bolsonarismo se mantém. Caso dispute a reeleição, Lula tem uma vaga praticamente assegurada no segundo turno. Mesmo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja inelegível neste momento, os nomes que podem representar seu projeto político – Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ratinho Júnior, Tereza Cristina e Ronaldo Caiado – somam juntos 26,1%. Esse percentual sugere que o representante do bolsonarismo tende a chegar ao segundo turno.

Outro aspecto importante é que nas simulações em que Tarcísio, Zema e Ratinho Júnior aparecem como adversários de Lula sem outros concorrentes no campo da direita, os governadores têm percentuais similares de intenção de voto, o que pode indicar uma possível disputa entre eles pela candidatura presidencial no campo da direita. No campo da terceira via, Simone Tebet segue como o nome com maior densidade eleitoral.

Postagens relacionadas

União Europeia aprova lei de inteligência artificial mais abrangente do mundo

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais