Início » Lula lidera cenários para 2026, aponta o Paraná Pesquisas

Lula lidera cenários para 2026, aponta o Paraná Pesquisas

A+A-
Reset

O instituto Paraná Pesquisas testou cenários para a sucessão de 2026. Em todas as simulações realizadas, a liderança está com o presidente Lula (PT), apontou pesquisa divulgada nessa sexta (13).

No primeiro cenário, Lula lidera com 36,6% das intenções de voto. O governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), registra 12,7%. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), aparece com 7,4%. O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) contabiliza 6,7%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6,3%.

Leia mais! Os governadores e as eleições de 2026 – Análise

O governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema (Novo), registra 5,7%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), soma 4,6%. Já governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), tem 2,1%. A senadora Tereza Cristina (PP), soma 1,9%. E o governador de Goiás (GO), Ronaldo Caiado (União Brasil), atingiu 1,2%. Brancos, nulos e indecisos somam 14,9%.

No segundo cenário, Lula lidera com 37,6%. Na sequência aparecem Tarcísio (18,9%), Simone (9%), Ciro (8,7%) e Leite (3,7%). Brancos, nulos e indecisos somam 22,2%.

Em um terceiro cenário, Lula registra 37,6%. Em seguida estão Zema (15,3%), Ciro (8,8%), Simone (8,8%) e Leite (4%). Brancos, nulos e indecisos somam 25,5%.

O quarto cenário aparece com Lula liderando com 37,7%. Na sequência estão Ratinho (12,8%), Ciro (9,2%), Simone (8,7%) e Leite (4,1%). Brancos, nulos e indecisos somam 27,4%.

Apesar da distância em relação às eleições de 2026, o cenário de polarização entre o lulismo e o bolsonarismo se mantém. Caso dispute a reeleição, Lula tem uma vaga praticamente assegurada no segundo turno. Mesmo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja inelegível neste momento, os nomes que podem representar seu projeto político – Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ratinho Júnior, Tereza Cristina e Ronaldo Caiado – somam juntos 26,1%. Esse percentual sugere que o representante do bolsonarismo tende a chegar ao segundo turno.

Outro aspecto importante é que nas simulações em que Tarcísio, Zema e Ratinho Júnior aparecem como adversários de Lula sem outros concorrentes no campo da direita, os governadores têm percentuais similares de intenção de voto, o que pode indicar uma possível disputa entre eles pela candidatura presidencial no campo da direita. No campo da terceira via, Simone Tebet segue como o nome com maior densidade eleitoral.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais