Lula institui Política Nacional de Cibersegurança no Brasil

Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula instituiu a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), por meio de Decreto presidencial publicado, nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União. A medida ocorreu após Lula receber ameaças em redes sociais. Além disso, a primeira-dama, Janja, teve seu perfil no X, antigo Twitter, hackeado. Ainda, de acordo com a medida, o objetivo é orientar a atividade de segurança cibernética no país.

A PNCiber contempla, conforme o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), um conjunto de necessidades apontadas por diferentes instituições e especialistas em cibersegurança para melhorar a governança nacional sobre a temática. Nesse sentido, a finalidade é adequar o que há de mais moderno no mundo ao arcabouço e à cultura institucional do país. A política é da maior urgência e relevância, posto que o Brasil é um dos países mais atacados em ambientes virtuais.

Leia mais! Presidente do Banco Central defende combate a contas fantasmas

Janja e Lula – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A política tem como alguns de seus objetivos promover a cibersegurança no Brasil e fortalecer a atuação diligente no ciberespaço. Além disso contribuir para o combate aos crimes cibernéticos e às demais ações maliciosas nesse ambiente. A PNCiber possui como instrumentos a Estratégia Nacional de Cibersegurança (e-Ciber) e o Plano Nacional de Cibersegurança (p-Ciber).

O decreto decreto 11.856/2023 institui ainda o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que será composto por representantes do governo, da sociedade civil, de instituições científicas e de entidades do setor empresarial, que se reunirão trimestralmente.

Leia mais! Mercosul: Lewandowski assume presidência de Tribunal em 2024

Ainda, entre as competências do Comitê estão propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança e ainda sugerir estratégias de colaboração para o desenvolvimento da cooperação técnica internacional em segurança cibernética. O GSI exercerá a Secretaria Executiva do CNCiber.

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais