Início » Lula instala conselho que incentiva desenvolvimento econômico do país

Lula instala conselho que incentiva desenvolvimento econômico do país

A+A-
Reset

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instalou, nesta quarta-feira (25), o Conselho da Federação. O colegiado reúne governo federal, governadores e representantes de entidades municipalistas. 

O Conselho da Federação deve funcionar como uma espécie de fórum para a discusso e aplicação de ações conjuntas no país. O objetivo é reduzir as desigualdades sociais e regionais e incentivar o desenvolvimento econômico. 

No Palácio do Planalto, os integrantes do colegiado tomaram posse. Lula preside o Conselho e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é o secretário-geral.

“Esse ato de hoje é uma foto muito relevante porque é uma foto de consagração do exercício do processo democrático a que todos nós deveríamos estar submetidos e vamos nos submeter”, afirmou Lula. “Para o exercício da boa governança, você tem que conversar com todo mundo”, completou. 

Carlos Vieira é

Lula – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, também participaram da cerimônia. O plenário do colegiado conta com 18 integrantes:

  • o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin;
  • os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais);
  • os governadores Ibaneis Rocha (DF), João Azevêdo (PB), Helder Barbalho (PA), Mauro Mendes (MT), Eduardo Leite (RS) e Renato Casagrande (ES);
  • os prefeitos de Ary José Vanazzi (São Leopoldo, RS), José Adinan Ortolan (Cordeirópolis, SP), Edvaldo Nogueira Filho (Aracaju, SE), Eduardo Paes (Rio de Janeiro, RJ) e Ivo Rezende Aragão (São Mateus do Maranhão, MA), todos representantes de associações e entidades municipalistas; e o presidente da Frente Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

Municípios no Conselho Federativo

O presidente da Frente Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, celebrou a criação do Conselho da Federação para os municípios obterem maior influência nas estratégias de políticas nacionais, como a Reforma Tributária.  

“Estamos discutindo hoje uma reforma tributária, que para nós é importante. Mas a reforma tributária é tributo, não é fiscal. Onde é que vai o dinheiro? A União não abriu mão de fazer o seu IVA dual, nós de um lado e a União de outro lado. Nós reclamamos sistematicamente”, comentou. “Então isso é um processo complicado, mas essa instância eu tenho certeza que ela vai evoluir, essa é a nossa esperança”, completou Ziulkoski.

Leia também! Lula e o Brasil ganham pontos na diplomacia mundial

Segundo o decreto de criação do Conselho Federativo, o colegiado se reúne semestralmente e pode realizar reuniões extraordinárias. Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, parlamentares e integrantes do Judiciário podem ser convidados para as reuniões.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais