Início » Lula defende taxar bilionários na Conferência da OIT em Genebra

Lula defende taxar bilionários na Conferência da OIT em Genebra

Lula enfatiza combate à desigualdade e urgência na implementação da Agenda 2030 durante discurso na 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

A+A-
Reset

Nesta quinta-feira (13), o presidente Lula enfatizou a importância de equilibrar as relações entre capital e trabalho para combater desigualdades sociais. Ele fez essa e outras declarações no encerramento do fórum inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social, durante a 112ª Conferência da OIT em Genebra, Suíça.

Lula

“A renda do trabalho segue em queda para os menos escolarizados. As novas gerações não encontram espaço no mercado. Muitos não estudam, nem trabalham e há elevado desalento”, afirmou Lula – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula, que exercerá a co-presidência da coalizão ao lado do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, enfatizou que “não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade”. Ele também ressaltou a urgência de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Sendo assim, durante o discurso, Lula destacou o aumento da informalidade global no mercado de trabalho, mencionando que o número de informais subiu de cerca de 1,7 bilhão para 2 bilhões este ano. Em sequência, ele defendeu a taxação dos super-ricos, citando o aumento significativo de bilionários concentrando riqueza equivalente ao PIB de grandes economias.

Lula fala sobre sustentabilidade

Além disso, o presidente brasileiro ainda enfatizou a necessidade de uma transição justa e sustentável. “As florestas tropicais não são santuários para o deleite da elite global, tampouco podem ser tratadas como depósitos de riquezas a serem exportadas. Debaixo de cada árvore vivem trabalhadoras e trabalhadores que precisam de emprego e renda”, disse.

Por fim, Lula encerrou o discurso enfatizando a importância da coalizão recém-lançada. Então, a Coalizão Global para a Justiça Social conta com mais de 250 membros, incluindo governos, organizações de trabalhadores e instituições financeiras.

Atualmente, a 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, de 3 a 14 de junho, reúne representantes de 187 Estados para discutir desafios globais e políticas trabalhistas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais