Início » Lula comemora negociação da reforma tributária

Lula comemora negociação da reforma tributária

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O presidente Lula destacou, nesta quarta-feira (20), a competência de negociação dos ministros e de parlamentares líderes do governo com o Congresso Nacional. Entre todas as negociações, a citada por ele como extraordinária foi o texto da reforma tributária, que será promulgada nesta quarta-feira (20/12). No Palácio, Lula coordenou a última reunião ministerial do ano, mas pediu aos ministros para estarem em Brasília no dia 8 de janeiro em ato alusivo aos ataques golpistas nas sedes dos três poderes que ocorreram no começo do ano.

– É preciso a gente começar enaltecendo o trabalho extraordinário da aprovação das coisas que nós conseguimos aprovar no Congresso Nacional. É importante a gente comemorar o feito extraordinário da aprovação da primeira política de reforma tributária aprovada num regime democrático, num Congresso Nacional, onde partidariamente todos os partidos são de médios para baixo, não tem nenhum partido com 200 deputados, com 150 deputados, e nós conseguimos isso apenas colocando em prática a arte da negociação – disse Lula.

Leia mais! Agência eleva nota de crédito do Brasil após aprovação de Reforma Tributária

O presidente também avaliou que essa negociação foi -muitas vezes mal interpretada-. Contudo, afirmou que o governo conversa com todos os parlamentares, sem diferenciação. Além disso, Lula citou a articulação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aprovação da reforma tributária.

– O que nós estamos colhendo hoje é um pouco daquilo que foi plantado, aquilo que a gente dizia desde o começo, para você ter uma boa governança, você precisa ter credibilidade, você precisa ter estabilidade, estabilidade política, estabilidade jurídica, estabilidade social e você tem que ter uma coisa chamada previsibilidade. Ninguém quer enganar ninguém. A gente quer um país que tudo dê certo para todos – completou.

Presidente Lula em última reunião ministerial

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Expectativas

O presidente afirma que para o próximo ano espera que o diálogo e a capacidade de discutir continue sendo positiva entre os governantes. Contudo, criticou a forma de alguns políticos em expressar as suas convicções e decisões.

– A gente vai continuar, no ano de 2024, com esse mesmo jeito de governar, conversando com todo mundo; perde alguma coisa, ganha outra coisa, mas estabelecer como regra extraordinária a capacidade de conversação, a capacidade do diálogo. Pobre do governante que acha que pode trocar a mesa de diálogo por uma metralhadora, por um fuzil ou por um canhão. Quando se chega a essa tomada de posição, aí a ignorância venceu a inteligência. Aí a gente não pode botar nenhuma palavra ligada à democracia, porque a democracia pressupõe tolerância, convivência democrática na diversidade- acrescentou Lula.

– A gente não pergunta de que partido é a pessoa, a gente leva a proposta e em cima daquela proposta a gente estabelece as conversações necessárias – pontuou o presidente.

Leia mais! Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

Reforma tributária

A Câmara dos Deputados aprovou, na última sexta-feira (15), em primeiro turno o texto-base da PEC da reforma tributária. O placar foi de 371 votos a 121. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi relator do texto e recebeu parecer favorável da maioria dos parlamentares. Na ocasião, houve acato da boa parte das sugestões dos senadores após negociações com o objetivo de evitar o retorno da proposta (PEC 45/19) ao Senado.

A reforma tributária simplificará a tributação sobre o consumo e provocará mudanças na vida dos brasileiros na hora de comprar produtos e serviços.

Câmara dos DeputadosCongresso NacionalLuis Inácio Lula da SilvaPalácio do PlanaltoReforma Tributária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais