O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou as medidas de transição energética em debate no parlamento brasileiro em seu discurso na 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20 (P20), em Nova Délhi, Índia, nesta sexta-feira (13).
Lira pontuou a posição estratégica do Brasil no tema ao ser detentor da maior floresta tropical do mundo e possuir uma matriz energética limpa em comparação aos países industrializados. O parlamentar defende a atuação do Congresso Nacional para viabilizar as potencialidades do país.
Leia mais! Confira a agenda econômica prioritária do governo para o último trimestre
Entre as medidas destacadas, estão a regulamentação do mercado de carbono, o marco regulatório de aproveitamento energético offshore e o marco regulatório da transição energética com ênfase no uso de hidrogênio. O presidente da Câmara deve ressaltar também a produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel.
Na quinta-feira (12), durante reunião de parlamentares do G-20 no Fórum Parlamentar sobre Estilo de Vida para o Meio Ambiente, Lira destacou os avanços na legislação brasileira sobre o tema. “O Parlamento brasileiro já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O Brasil assume o comando do grupo das 20 maiores economias do mundo a partir de 1º de dezembro. Lira participa de cerimônia no sábado (14) para assumir a presidência do grupo, substituindo o líder da Câmara dos Deputados indiana, Om Birla.