Início » Lesa Pátria: PF cumpre 208 mandados de prisão preventiva no país

Lesa Pátria: PF cumpre 208 mandados de prisão preventiva no país

A 28ª fase da Lesa Pátria, que ocorre no Distrito Federal e em 18 estados do Brasil, têm o objetivo de prender pessoas foragidas

A+A-
Reset

Nesta quinta-feira (6), a Polícia Federal, no âmbito da Lesa Pátria, cumpre 208 mandados de prisão preventiva de pessoas investigadas pelos ataques no dia 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas, bem como depredadas.

Lesa Pátria

Foto: divulgação/PF

A 28ª fase da Lesa Pátria apura quem são os responsáveis e executores pelos ataques. A ação, que ocorre no Distrito Federal e em 18 estados do Brasil, têm o objetivo de prender pessoas foragidas. Além disso, as que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, 45 investigados já foram presos, no período matutino, em nove estados. Os locais foram: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

A Polícia Federal continua realizando diligências para localização e captura de outros 163 condenados ou investigados considerados foragidos. Mais de duas centenas de réus, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de se furtarem da aplicação da lei penal, acrescentou a PF.

Alguns dos procurados violaram as tornozeleiras eletrônicas e outros fugiram para outros países, incluindo a Argentina.

Os mandados de prisão foram assinados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele é o relator das investigações sobre os atos do dia 8 de janeiro. Por fim, vale destacar que os alvos da Lesa Pátria respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Além disso, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais