Lacalle Pou é eleito presidente do Uruguai

O senador uruguaio de centro-direita Lacalle Pou está eleito como o novo presidente do país latino-americano, depois de serem revelados os números da contagem secundária realizada pela Corte Eleitoral do país. O pleito foi realizado no domingo (20) e a posse será em 1º de março de 2020.

Daniel Martínez, candidato da oposição de esquerda, reconheceu a vitória de Pou – esta, inclusive, quebra um ciclo de 15 anos da esquerda uruguaia no poder Executivo, derrubando a coalizão da Frente Ampla, formada pelo ex-presidente José Mujica e pelo atual presidente, Tabaré Vázquez. A disputa foi acirrada, com os dois candidatos de segundo turno concorrendo de igual para igual, mas a pontuação final ficou 50,6% dos votos válidos para Pou e 49,4% para Martínez.

Luis Lacalle Pou é de Montevidéu, nasceu em 1973, estudou em bons colégios e se formou advogado no fim da década de 1990. Seu pai, Luis Alberto Lacalle, foi presidente do Uruguai de 1990 a 1995. Doze ano depois, Pou foi presidente da Câmara dos Deputados e se tornou uma das vozes mais proeminentes de oposição a Mujica. Esse é seu segundo pleito presidencial – em 2014, concorreu com Vázquez, mas perdeu no segundo turno a 10% de diferença.

Postagens relacionadas

Licença-paternidade: Ana Paula Lobato será a relatora no Senado

Efeito eleições municipais… Lula supera Bolsonaro em liberação de emendas parlamentares

Guilherme Boulos sai em defesa de Lula após evento em São Paulo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais