Início » Justiça do Trabalho aplica multa bilionária à Uber

Justiça do Trabalho aplica multa bilionária à Uber

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A empresa Uber deverá pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos, além de assinar a carteira profissional de todos os motoristas do aplicativo, em regime de Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A decisão foi do juiz do Trabalho, Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, publicada nessa quinta-feira (14). Atualmente, a empresa conta com mais de 500 mil profissionais ativos na plataforma, em todo o Brasil.

Segundo o magistrado a empresa sonegou direitos mínimos, deixou colaboradores sem proteção social e “agiu dolosamente no modo de se relacionar com seus motoristas”, avaliou o juiz. O julgador do processo também deu um prazo de seis meses, após o trânsito em julgado da ação, para que a empresa assine a carteira profissional de todos os motoristas ativos, sob multa de R$ 10 mil reais diária, por motorista.

A sentença ainda especifica que, após a notificação, a empresa deve listar todos os motoristas que têm registro ativo na plataforma. Em seguida, deve demonstrar a regularização dos contratos de trabalho de aproximadamente um sexto deles a cada mês, até o fim do período determinado.

Em nota, a Uber afirmou que “recorrerá à decisão, e que não irá adotar nenhuma das medidas elencadas na sentença, antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados”.

destaqueJustiçapolíticaTrabalhoUber

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais