Durante sua passagem pelos EUA, o presidente Lula deve anunciar um acordo com o país norte-americano com o objetivo de discutir os direitos trabalhistas. A iniciativa se encontra em fase de negociações e está aberta a outros países que se interessem em contribuir para as discussões.
“Então a ideia é que um grupo de países, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), criem agendas de discussões na área do futuro do trabalho digno”, argumentou Carlos Márcio, secretário de Assuntos Multilaterais do MRE.
A parceria deve ser tratada em reunião de Lula com o presidente norte americano, Joe Biden durante o encontro na cúpula da ONU.
Além desta iniciativa entre países, o secretário acrescentou que estão previstas três reuniões ministeriais na área da saúde que tratarão dos temas de prevenção, prontidão e resposta à pandemia; cobertura universal de saúde; combate à tuberculose.
Prevenção, prontidão e resposta à pandemia: Para a primeira reunião, um acordo de caráter internacional está em andamento para que possam ser estabelecidas regras de cooperação nesse campo.
Cobertura universal de saúde: A segunda reunião terá como centro dos debates a troca de experiências entre países quanto à cobertura universal de saúde como no caso do Brasil e SUS.
Combate à tuberculose: Tendo em vista a volta de casos da doença, na terceira reunião abordará sobre os esforços internacionais que têm sido feitos com o objetivo de combater a tuberculose.