Início » Ibama cria nova plataforma para recuperação ambiental

Ibama cria nova plataforma para recuperação ambiental

A Recooperar do Ibama reunirá processos administrativos, inclusive municipais e estaduais, sobre áreas degradadas

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou nova plataforma de Acompanhamento da Recuperação Ambiental (Recooperar). O serviço tem como objetivo reunir informações sobre áreas degradadas para desenvolvimento de trabalhos ambientais. O Diário Oficial da União publicou as informações sobre o serviço, nesta terça-feira (2), que entrará em vigor no dia 15 de abril.

Ibama

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Diante de outras alterações, a Recooperar reunirá processos administrativos, inclusive municipais e estaduais, sobre áreas degradadas. Bem como, de dados geográficos como bioma e informações hidrográficas. Além disso, informações sobre definições como a destinação dada, se pertence a uma unidade de conservação, territórios quilombolas, terras indígenas, ou se possui Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Nova plataforma

Atualmente, o acompanhamento de processos do Ibama é feito por meio da Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia), onde estão disponíveis apenas consultas de processos por estado, município, data de cadastro, origem ou número do processo administrativo. Para a nova plataforma serão migrados os dados de outras plataformas do órgão, como o Cadastro Simplificado de Vetores do Ibama (CASV).

De acordo com as normas, o Ibama também dará instruções aos usuários para acesso à nova plataforma, cadastro de perfil e consulta às funcionalidades.

A iniciativa é uma estratégia de implementação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. Tal também é alinhada aos acordos internacionais assumidos pelo Brasil, como o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20×20, que têm como meta restaurar 12 milhões de hectares de áreas degradadas até 2030.

IbamaMeio Ambientepolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais