O Ministério das Relações Exteriores informou que a operação “Voltando em Paz” registrou a repatriação de 916 cidadãos brasileiros e 24 animais de estimação que estavam em zona de guerra. Um novo voo, programado para decolar de Tel Aviv, nesta quarta-feira (18), elevará esse número para mais de 1100 brasileiros que retornaram ao Brasil.
É importante destacar que muitos brasileiros já deixaram Israel e continuam a fazê-lo por meio de voos comerciais. A pasta, ainda, reforça a orientação, que permanece inalterada desde o início do conflito. De acordo com o aconselhando todos os nacionais que possuem passagens aéreas ou meios para adquiri-las a embarcar em voos comerciais a partir do Aeroporto Ben-Gurion, que continua em pleno funcionamento.
Nas proximidades da fronteira com o Egito, nas localidades de Khan Younis e Rafah, permanece cerca de 30 brasileiros e familiares aguardando a evacuação da Faixa de Gaza. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém contato constante com esses cidadãos. Veículos contratados pela pasta estão prontos para a ação, aguardando a abertura da passagem de Rafah.
Leia mais: Primeiros brasileiros repatriados em Israel desembarcam em Brasília
A gestão do Brasil tem viabilizado a entrada dos brasileiros e seus familiares diretos no Egito. Uma aeronave designada para seu transporte ao Brasil aguarda autorização em Roma para resgatar os brasileiros provenientes da Faixa de Gaza. O Ministério também informou que já acionou as autoridades competentes para garantir a devida assistência, bem como o apoio aos brasileiros evacuados de Gaza no momento de sua chegada ao Brasil.