Início » Governo sela acordo com mineradoras para proteger municípios
Política

Governo sela acordo com mineradoras para proteger municípios

A+A-
Reset

O Governo Federal assinou, nesta sexta-feira (5), um acordo de cooperação técnica com mineradoras. O objetivo é instaurar um plano de segurança nos municípios onde há extração de ouro. Nesse sentido, a meta é prevenir roubos de cargas por quadrilhas organizadas e fortemente armadas, que são conhecidas como “novo cangaço”. Além disso, instruir a população em casos de ataques.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) firmaram a parceria. De acordo com os representantes, inicialmente, cerca de 10 municípios onde a extração de ouro é mais agravante.

Leia mais! Mineração é responsável por 3% do PIB do Brasil

O ministro interino do MJSP, Ricardo Cappelli, disse que o acordo é essencial para proporcionar segurança ao setor mineral do país, bem como proteger os investimentos e a economia brasileira.

mineradoras

Ricardo Capelli – Foto: José Cruz/Agência Brasil

– Quando estabelecemos essas parcerias, estamos, do ponto de vista do Ministério da Justiça e Segurança Pública, auxiliando no desenvolvimento porque a segurança faz parte da questão do desenvolvimento – completou Cappelli.   

Leia mais! Agência Nacional de Mineração conclui repasse de mais de R$ 430 milhões aos estados e municípios

A parceria entre o governo e as mineradoras faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, conforme o diretor de Operações de Inteligências da secretaria Nacional de Segurança Pública, Romano Costa.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00