Início » Governo resgata 33 brasileiros na Cisjordânia

Governo resgata 33 brasileiros na Cisjordânia

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Nesta quarta-feira (1º), o Governo Federal resgatou 33 brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio, na Cisjordânia. A Operação Voltando em Paz transporta 12 homens, 10 mulheres e 11 crianças. Além de seis idosos.

O embaixador Alessandro Candeas informou que três veículos, entre ônibus e vans alugados pela representação do Brasil, conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.

“Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou Candeas. Segundo o embaixador, a medida é essencial para evitar bombardeios no trajeto.

Em Amã, os brasileiros embarcarão em uma aeronave da Presidência da República que já está posicionada lá. O voo terá como destino a Base Aérea de Brasília. Os destinos dos repatriados serão Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um).

Cisjordânia

Repatriação de brasileiros – Fotos: Representação do Brasil em Ramala

Essa foi a primeira vez que a fronteira foi aberta, desde o início do conflito, para a saída de palestinos feridos. Cerca de 450 estrangeiros foram resgatados. Na lista estão nacionais de Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, profissionais da Cruz Vermelha e de ONGs. De acordo com Candeas, serão publicadas em breve novas listas. Nesse sentido, os brasileiros devem estar nelas.

Repatriação brasileiros em Israel

Quando esse voo for concluído, o Governo Federal terá garantido a repatriação de 1.446 passageiros, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Assim, são 1.443 brasileiros e três bolivianas, além de 53 animais de estimação.

Leia mais! Brasil envia 1,5 tonelada de alimentos à população de Gaza

Brasileiros em Gaza

O grupo de 34 brasileiros ainda aguarda a autorização para cruzar a fronteira com o Egito. Ou seja, esse é o único caminho viável para tomar outro voo da FAB rumo ao Brasil. A diplomacia brasileira segue nas tratativas para garantir ajuda humanitária na região, bem como para negociar um cessar-fogo e para possibilitar a abertura da fronteira para o retorno dos brasileiros.

FABGoverno FederalGuerraIsrael

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais