Início » Governo Lula impõe sigilo de 100 anos a documento sobre ministro

Governo Lula impõe sigilo de 100 anos a documento sobre ministro

Decisão contrasta com críticas de Lula à prática durante a campanha de 2022

A+A-
Reset

O governo de Lula (PT) impôs sigilo de 100 anos a um documento fornecido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, referente  a uma avaliação de possível conflito de interesse no exercício do cargo. A decisão, revelada pelo UOL, nega o acesso público à Declaração de Conflito de Interesses (DCI) do ministro. Esse documento deve ser entregue ao Palácio do Planalto para informar sobre possíveis incompatibilidades familiares de até terceiro grau.

Lula sigilo

Ministo de Minas e Energia, Alexandre Silveira participa da reunião para anúncios referentes ao setor da indústria do aço.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A decisão de manter o documento sob sigilo foi tomada pela Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI), que justificou a medida alegando que o conteúdo está “integralmente protegido por sigilo fiscal”. Tentativas de recorrer à decisão, incluindo a sugestão de “tarjar” partes do documento para liberar informações não sensíveis, foram rejeitadas.

Essa decisão acontece em um contexto em que o próprio Lula criticava, durante a campanha eleitoral de 2022, a prática do governo Jair Bolsonaro de manter informações públicas em segredo por 100 anos. Em maio do ano passado, Lula assinou decretos atualizando a Lei de Acesso à Informação (LAI) para permitir que, em casos de sigilo, os dados pessoais fossem ocultados e o restando do documento divulgado.

Durante campanha, Lula criticou duramente Bolsonaro por não investigar suspeitas envolvendo figuras como Fabrício Queiroz.

Ele não só coloca a sujeira embaixo do tapete, como transforma em sigilo de 100 anos”, disse Lula à época.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais