Governo Federal cria diretoria para o Cadastro Ambiental Rural

Foto: Freepik

O Decreto nº 11.731, de 10 de outubro de 2023, foi publicado, no Diário Oficial da União. A medida altera a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A norma também altera as competências da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado (SETE/MGI), que passa a ter na sua estrutura a diretoria do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Uma das competências da diretoria do CAR é gerir o cadastro em âmbito federal, bem como infraestrutura pública digital, em articulação com a Secretaria de Governo Digital. Além de adotar as medidas administrativas, técnicas e tecnológicas necessárias à acessibilidade e à transparência dos dados públicos do CAR e à integração das bases de dados dos entes federativos à base de dados do CAR em âmbito nacional. 

Terras rurais – Foto: Freepik

O Cadastro Ambiental Rural e suas atribuições

Leia mais! G-20: Lira assume presidência do grupo de parlamentares

Além disso, cabe à Diretoria promover o acesso dos demais órgãos públicos aos dados do CAR, aprimorar continuamente a infraestrutura tecnológica do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SICAR; bem como integrar, no âmbito do SICAR, os dados e as informações relativas às propriedades e às posses rurais registradas no CAR e nos demais cadastros e bancos de dados relacionados com o planejamento territorial, ambiental e econômico dos imóveis rurais; e apoiar a implementação do CAR junto aos entes federativos. As ações deverão ser realizadas em articulação com a SGD/MGI e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 

Confira a íntegra da norma

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Funai quer aprovar projeto de porte de arma para seus servidores. Entenda

Trabalhadores argentinos fazem greve geral contra reformas de Milei

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais