Início » Governo entrega 22 mil hectares de terras públicas aos povos indígenas

Governo entrega 22 mil hectares de terras públicas aos povos indígenas

O Incra deverá dar continuidade com a demarcação e a transferência de domínio das terras públicas

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O presidente Lula destinou cerca de 22 mil hectares de terras públicas para usufruto de povos indígenas. Portanto, 2,47 mil hectares da Gleba São Pedro, será destinada à regularização da Terra Indígena Kanela do Araguaia. A área está localizada no município de Luciara, em Mato Grosso.

Também foi definido 19,97 mil hectares, sendo 3,57 mil hectares da Gleba Afluente, e 16,40 mil hectares da Gleba Bom Lugar, para regularização parcial da Terra Indígena Aripunã Valparaíso. As glebas estão localizadas no município de Boca do Acre, no Amazonas.

Leia mais! CONGRESSO DERRUBA VETO DO MARCO TEMPORAL DAS TERRAS INDÍGENAS

A ação faz parte da Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais que entrega as terras da União, bem como promove ações de prevenção e controle do desmatamento na região amazônica.

terras públicas

Imóvel rural em Alto Paraíso de Goiás. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A medida, anuncia por Lula, nessa sexta-feira (26), define a finalidade para o uso da terra. Além disso, o Incra deverá dar continuidade com a demarcação e transferência de domínio. Durante esse processo, a Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos faz a segurança jurídica. Ou seja, ela fará a emissão de portarias de declaração de interesse do serviço público. Mas, para isso, é preciso a Funai manifestar, por meio do Sistema de Gestão Fundiária, esse interesse.

Destinação de terras públicas

A Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais é um colegiado coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Portanto, eles deliberam sobre a destinação de terras públicas. Também participam da Câmara os Ministérios do Meio Ambiente; e dos Povos Indígenas; a Secretaria de Patrimônio da União; o Incra; a Funai; o Serviço Florestal Brasileiro; bem como o ICMBio.

Leia mais! INDÍGENAS: FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES PODE SER USADO PARA PROMOVER INTERNET

O objetivo do colegiado é a regularização fundiária de terras públicas e do Incra com destinação de terras, que priorizam políticas públicas de conservação ambiental e o uso social da terra. A Constituição Federal prevê a ação.

 

demarcação de terrasLulapolíticaPovos indígenasRegularização fundiária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais