Governo deve enviar proposta de Reforma Tributária ao Congresso Nacional

Leonardo Sá/Agência Senado

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo deve enviar ao Congresso Nacional sua proposta de Reforma Tributária nesta semana. A informação é de que o texto deve ser enxuto, prevendo a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dos tributos federais, a começar pelo PIS-Cofins. O restante da reforma ainda está em estudos.

Também se articula a criação de uma Comissão Mista (deputados e senadores) para tentar construir um texto consensual entre as diversas propostas que tramitam no Congresso. Ela seria presidida pelo relator no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA). Já o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma na Câmara, repetiria a função na Comissão Mista. A ideia encontra resistências.

No Senado, Rocha já apresentou seu parecer preliminar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) prorrogou até o dia 10 de outubro o prazo para apresentação de emendas.

O mais provável, portanto, é que nem a Câmara nem o Senado consigam aprovar um texto ainda este ano.

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Agentes da Abin protestam contra o atual diretor-geral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais