Governo cria Observatório Nacional de Direitos Humanos

Foto: Freepik

A fim de subsidiar o planejamento e a avaliação das políticas públicas dos direitos humanos, o Governo Federal criou, nesta segunda-feira (18), o Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH). A plataforma reunirá informações e fará análise dos dados.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o ObservaDH terá como base de dados várias fontes como censos, pesquisas e amostras disponibilizadas por instituições como o disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Judiciário e o sistema de segurança pública.

Para a secretária executiva da Pasta, Rita Oliveira, o objetivo é que essa plataforma gere frutos também para a educação e a cultura em direitos humanos, desde a mídia até as escolas”, ressaltou. As informações coletadas serão de públicos considerados prioritários para as ações do governo, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.

Os indicadores, que serão compilados, embasarão ações e pesquisas orientadas para investigar questões relevantes à promoção dos direitos humanos. Os dados também servirão para a elaboração de material educativo para a formação de cidadãos e de agentes públicos, com foco na promoção da diversidade e da equidade.

Ipea

A criação do ObservaDH é parte de um plano de ação do governo federal que busca governança e políticas públicas baseadas em evidências. Ainda, na última sexta-feira (15), foi firmado o acordo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para a realização de estudos sobre a execução de políticas de direitos humanos e cidadania. A duração será de três anos.

Postagens relacionadas

Governadores defendem reforma administrativa durante evento em Nova Iorque

Inteligência artificial poderá redigir sentenças no STF, diz Barroso

Projeto visa proteger pequena propriedade rural em casos de desastres naturais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais