Governo avalia MP para capitalização da Eletrobrás, com previsão de ‘golden share’

Divulgação

O projeto de lei que trata da privatização da Eletrobrás pode acabar sendo absorvido por uma Medida Provisória. É o que indicou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista ao site EPBR. De acordo com ele, a MP deve reunir o projeto atual com as sugestões das lideranças do Congresso.

“Não vai ser igual ao projeto de lei que está hoje na Câmara dos Deputados. O importante agora é que o BNDES possa começar os estudos que venham a permitir a capitalização da Eletrobrás. Se o Congresso assim permitir, poderemos começar o processo no final do ano”, estima.

Uma das mudanças que seriam trazidas pela MP seria a apresentação de uma golden share – um tipo de ativo que permitiria que o governo tivesse poder de decisão na empresa, ainda que seja acionista minoritário. “Eu diria que essa possibilidade já está bastante amadurecida e possivelmente vai fazer parte da Medida Provisória”, avaliou o ministro.

Combustíveis

O ministro também falou sobre a polêmica do preço dos combustíveis. Disse que o governo federal não pretende interferir na autonomia dos estados em definir o valor do ICMS sobre combustíveis, mas defendeu a proposta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, também está sendo discutida a criação de um fundo para ajudar na estabilização de preços dos combustíveis. Anteriormente, o ministro já tinha falado que esse fundo seria abastecido por recursos de royalties do petróleo e gás.

Postagens relacionadas

Juros rotativo do cartão de crédito atinge 421,3% ao ano em março

Guilherme Boulos sai em defesa de Lula após evento em São Paulo

Vítimas de enchentes podem ser isentadas da tarifa de energia elétrica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais