O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu o comando do grupo denominado P-20, composto pelos presidentes dos parlamentos dos países do G-20. Ele foi designado líder desse grupo pelo Presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla.
Segundo Lira, o P-20 oferece uma plataforma significativa para que os parlamentos contribuam com suas perspectivas e liderem discussões sobre questões globais de grande relevância.
Ao assumir a liderança, Lira reiterou a posição do Brasil contrária a atos de violência e agressões militares. Ele também enfatizou a importância do diálogo na resolução de situações conflituosas.
De acordo com o deputado, muitos desafios globais requerem nossa atenção, como a fome, a desnutrição, a insegurança, as mudanças climáticas e as consequências da pandemia de Covid-19.
“Faço um apelo para que, como representantes de nossos povos, nossos parlamentos se tornem cada vez mais uma parte essencial na luta contra esses problemas,” afirmou.

Conflito no Oriente Médio
Lira expressou novamente sua preocupação com o conflito no Oriente Médio e condenou os ataques terroristas de forma veemente. “Repudiamos nos termos mais fortes os atos terroristas contra o povo israelense. Como representantes dos parlamentos do G-20, é nosso desejo que uma paz justa e duradoura entre israelenses e palestinos seja alcançada em um futuro próximo,” declarou Arthur Lira.
Participação Feminina
O Presidente da Câmara defendeu também uma maior participação das mulheres na política e enfatizou sua intenção de priorizar a agenda das mulheres na próxima cúpula do P-20, agendada para 2024 no Brasil.
Leia mais! Boletim Focus prevê inflação dentro da meta a 4,75% ao ano
“O P-20 também deve promover um maior envolvimento das lideranças femininas em suas discussões, da mesma forma que o Parlamento indiano fez ao dedicar uma sessão específica à igualdade de gênero,” ressaltou Lira.
G-20
O G-20 é uma organização internacional que reúne as maiores economias do mundo. Em setembro, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do G-20.