Início » G-20: Lira assume presidência do grupo de parlamentares

G-20: Lira assume presidência do grupo de parlamentares

A+A-
Reset
Política

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu o comando do grupo denominado P-20, composto pelos presidentes dos parlamentos dos países do G-20. Ele foi designado líder desse grupo pelo Presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla. 

Segundo Lira, o P-20 oferece uma plataforma significativa para que os parlamentos contribuam com suas perspectivas e liderem discussões sobre questões globais de grande relevância.

Ao assumir a liderança, Lira reiterou a posição do Brasil contrária a atos de violência e agressões militares. Ele também enfatizou a importância do diálogo na resolução de situações conflituosas.

De acordo com o deputado, muitos desafios globais requerem nossa atenção, como a fome, a desnutrição, a insegurança, as mudanças climáticas e as consequências da pandemia de Covid-19.

“Faço um apelo para que, como representantes de nossos povos, nossos parlamentos se tornem cada vez mais uma parte essencial na luta contra esses problemas,” afirmou.

Lira

Conflito entre Israel e Hamas – Foto: EBC – Agência Brasil / © REUTERS/Ashraf Amra

Conflito no Oriente Médio

Lira expressou novamente sua preocupação com o conflito no Oriente Médio e condenou os ataques terroristas de forma veemente. “Repudiamos nos termos mais fortes os atos terroristas contra o povo israelense. Como representantes dos parlamentos do G-20, é nosso desejo que uma paz justa e duradoura entre israelenses e palestinos seja alcançada em um futuro próximo,” declarou Arthur Lira.

Participação Feminina

O Presidente da Câmara defendeu também uma maior participação das mulheres na política e enfatizou sua intenção de priorizar a agenda das mulheres na próxima cúpula do P-20, agendada para 2024 no Brasil.

Leia mais! Boletim Focus prevê inflação dentro da meta a 4,75% ao ano

“O P-20 também deve promover um maior envolvimento das lideranças femininas em suas discussões, da mesma forma que o Parlamento indiano fez ao dedicar uma sessão específica à igualdade de gênero,” ressaltou Lira.

G-20

O G-20 é uma organização internacional que reúne as maiores economias do mundo. Em setembro, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do G-20.

Câmara dos DeputadosG-20Lira

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais