O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta segunda-feira (20) o adiamento do encontro anual em Davos, na Suíça, por preocupações com a variante Ômicron do coronavírus. O evento presencial estava programado para acontecer entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2022. Sem o evento presencial, o fórum informou que serão realizadas sessões online centradas na formulação de soluções para os desafios mais urgentes do mundo.
Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial disse esperar reunir os líderes globais presencialmente em breve. Segundo ele, o adiamento da reunião anual não impedirá o progresso por meio da convocação digital contínua de líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil.
Uma reunião presencial está sendo planejada para acontecer no verão do hemisfério norte, a partir de junho. Em 2021, com o avanço do coronavírus, os organizadores também optaram por um evento online. A medida anunciada hoje pelo Fórum Econômico Mundial acontece no momento em que países e cidades da Europa anunciaram o retorno de restrições para conter o avanço da covid-19 e da variante ômicron.
As previsões da Comissão Europeia apontam que a nova variante, ainda mais contagiosa que as anteriores, será a dominante no continente em meados de janeiro.