Início » Fazenda trabalha para acelerar votação de tributação de offshores

Fazenda trabalha para acelerar votação de tributação de offshores

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosCongressoEconomiaPolítica

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na última terça-feira (15), para explicar e pedir a votação da Medida Provisória 1172. Essa proposta tem gerado um desgaste entre o governo e os parlamentares, uma vez que, além do reajuste do salário mínimo, o texto passou a incluir a taxação de offshores – investimentos feitos no exterior como forma de evitar o pagamento de impostor. A MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional até 28 de agosto para não perder a validade, o que derrubaria também o aumento da faixa de isenção do imposto de renda.

Pacheco aguardava a avaliação de técnicos do Senado, mas tem dito nos bastidores entender como “jabuti” a inclusão do tema das offshores junto com uma matéria de apelo social. Além disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aguardava o envio do tema por meio de um projeto de lei, o que não aconteceu. A matéria agora está com a Câmara, mas ainda pode ser alterada.  

O ministro da Fazenda declarou que não há outra alternativa para fazer a compensação da correção da tabela do Imposto de Renda se a taxação das offshores não for aprovada pelo Congresso. “A tributação dos fundos em paraísos fiscais são a compensação pela atualização da tabela de imposto de renda. […] Não tem outra compensação para correção do imposto de renda além da taxação de offshores”, pontuou.

Arthur Lirafernando haddadImpostosoffshorestributos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais