Início » Esther Dweck: Reforma Administrativa precariza o setor público

Esther Dweck: Reforma Administrativa precariza o setor público

A reforma administrativa, para Esther, aumenta a privatização e afeta um instrumento muito importante, a estabilidade

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck (PT), criticou a proposta que promove a Reforma Administrativa no setor público. Em entrevista ao canal Gov, nesta quinta-feira (11), ela afirmou que a estabilidade é um ponto central para garantir um serviço público de qualidade e independente ao governo.

Reforma administrativa

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

– Na nossa visão, ela tem um caráter punitivista aos servidores, mas principalmente de precarização do serviço público. Ela aumenta a privatização e afeta um instrumento que para a gente é algo muito importante, que é a questão da estabilidade – afirmou Dweck.

A PEC 32/20 apresentada pelo governo Bolsonaro, em 2020, foi aprovada em comissão especial para análise da medida. Ainda, o texto sobre a reforma administrativa aguarda votação em Plenário na Câmara.

De acordo com a ministra, as mudanças no serviço público precisam estabelecer um plano de gestão de desempenho pactuado com os servidores. Além disso, promover transformação digital e reestruturar as organizações dentro do setor público.

reforma administrativa

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

– A maior parte disso não depende de medidas nem legais, muito menos constitucionais, a gente está fazendo muita coisa por atos infralegais – comentou Esther.

Sobre a reforma administrativa

De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, a proposta altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos. Além disso, modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

– A ideia é dar início a ampla reforma administrativa com efeitos no futuro – destaca o conteúdo do site.

 

Esther DweckpolíticaReforma AdministrativaServiço Público

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais