Estatais: comissão da Câmara suspende decretos presidenciais

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que interrompe dois decretos presidenciais relacionados ao processo de desestatização de empresas controladas diretamente pela União. A medida visa impedir a liquidação de estatais que atuam em setores considerados estratégicos para o interesse público.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A aprovação ocorreu a partir do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Heitor Schuch (PSB-RS). Ele unificou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 426/20 e seu apensado, ambos propostos pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE). De acordo com Schuch, é importante manter algumas empresas sob controle estatal, destacando que o interesse social deve prevalecer sobre interesses privados.

– A liquidação pura e simples de empresas estatais pode fazer perder boa parte dos ganhos potenciais que são alcançáveis com uma gestão profissional, mas voltada ao interesse público – defende Heitor.

Estatais federais

O substitutivo propõe a suspenção do Decreto 9.589/18, do governo Temer, que estabelece procedimentos para a liquidação de estatais federais. Além disso, do Decreto 10.549/20, do governo Bolsonaro, que ajusta as regras para desestatização. Segundo André Figueiredo, autor das propostas, apenas o Congresso Nacional tem autoridade para decidir sobre a extinção de empresas estatais.

O próximo passo para o projeto de lei é a análise pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após essas etapas, o texto seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados para votação final. Se aprovado, poderá ter um impacto significativo na estrutura das empresas controladas pela União, bem como na política de desestatização no Brasil.

Postagens relacionadas

Copom reduz a taxa Selic para 10,50% ao ano

Saques da poupança atingem o montante de R$ 1,14 bilhão em abril

Entrega do Imposto de Renda vai até 31 de maio: fique atento ao prazo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais