O Plenário do Senado rejeitou o nome de Igor Roberto Albuquerque Roque para chefiar a Defensoria Pública da União (DPU), nessa quarta-feira (25). Por 38 votos a 35, os senadores reprovaram a indicação do governo.
Roque foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em julho e, desde então, aguardava a deliberação no plenário da casa. Ele assumiria a vaga de Daniel de Macedo Alves Pereira após o fim de seu mandato.
O indicado enfrentou resistência dentro de setores da oposição. Mesmo após Igor Roque assumir compromissos com a bancada evangélica em relação a temas como aborto, a indicação acabou rejeitada.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comemorou a rejeição e enviou recado ao presidente Lula por suas redes sociais.
Vai Lula, indica o Flávio Dino pro STF… O Senado tá esperando… pic.twitter.com/Pjs6IFApV0
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) October 25, 2023
Perfil do indicado à DPU
A Defensoria Pública da União é o órgão público encarregado de prestar gratuitamente serviços de defesa judicial e extrajudicial e de orientação jurídica.
Leia também! STF: Com três cotados, nomeação de ministro segue indefinida
Graduado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Igor Roberto Albuquerque Roque é defensor público federal desde 2013. Ele presidiu a Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos, entre 2017 e 2019.
Já atuou também como procurador federal entre 2011 e 2013. De 2020 até maio deste ano, foi defensor público-chefe em Brasília.