O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decola neste sábado (16) para Nova Iorque para participar de eventos relacionados à agenda ambiental. Entre encontros com investidores e agendas em conjunto com o presidente Lula, em diversos compromissos Haddad apresentará a investidores o plano de transformação ecológica do governo.
Três temas são centrais: os planos do Brasil para a emissão de títulos soberanos; os detalhes do Plano Safra que se relacionam com a sustentabilidade; e os planos do governo para o mercado de carbono, que deve ser regulamentado pelo Projeto de Lei 412/2022, relatado pela senadora Leila Barros (PDT-DF). O projeto de incentivo aos biocombustíveis (Combustível do Futuro) também deve ser apresentado nessas conversas.
Veja os destaques da agenda:
Na segunda-feira (18), Haddad deve falar sobre a transformação ecológica em apresentação na Bolsa de Valores de Nova Iorque, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ian Goldfajn. Ele tentará reeditar a “dobradinha” com Marina que foi bem avaliada durante o Fórum Econômico de Davos.
Em seguida, Haddad participa de evento da The Nature Conservancy, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e da ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara. O evento terá a participação do enviado especial dos EUA para o Clima, John Kerry. O ministro fará apresentação semelhante na Universidade de Columbia, onde participa de painel com Martín Guzmán, ex-ministro da Economia da Argentina.
Já na terça-feira (19), o ministro começa o dia apresentando o plano de transformação ecológica em um café da manhã do Instituto Igarapé, com representantes do instituto Coalizão pela Amazônia e do instituto Concertação pela Amazônia.
Já na agenda com investidores, Haddad deve participar na terça de eventos promovidos pela Bloomberg e pela Eurasia Group. Ele ainda participa de pelo menos duas agendas com o presidente Lula: uma provável reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e um jantar promovido pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes.