Início » Em 2021, Brasil alcançou recorde de endividados, diz pesquisa

Em 2021, Brasil alcançou recorde de endividados, diz pesquisa

A+A-
Reset

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (18/1) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos.

 

De acordo com o levantamento, o último ano registrou que, em média, 70,9% das famílias brasileiras estão inadimplentes. Em dezembro o patamar chegou a 76,3% do total de famílias. Segundo a CNC, as famílias recorreram mais ao crédito para sustentar o consumo.

 

Na avaliação por faixa de renda, o endividamento médio das famílias com até 10 salários mínimos mensais aumentou 4,3 pontos percentuais (p.p), chegando 72,1% do total. Na faixa de renda superior, acima de 10 salários mínimos, o indicador aumentou ainda mais, 5,8 p.p., e fechou em 66%.

 

Na comparação com 2020, das cinco regiões do país, apenas o Centro-Oeste apresentou queda do índice, 0,3 ponto percentual. O Norte registrou estabilidade, e o Sudeste se destacou com aumento de 5,9 ponto percentual (p.p.), seguido pelo Sul (+5,5 p.p.) e o Nordeste (+4,5 p.p.). Porém, considerando o total de endividados, o Sul contou com o maior percentual, aproximando-se de 82%.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais