Início » Eleições Reino Unido: esquerda volta ao poder depois de 14 anos

Eleições Reino Unido: esquerda volta ao poder depois de 14 anos

Keir Starmer é nomeado primeiro-ministro após vitória, enquanto os conservadores enfrentam a pior derrota de sua história

A+A-
Reset

O Partido Trabalhista conquistou uma vitória decisiva nas eleições gerais britânicas. Na madruga desta sexta-feira (5), Keir Starmer, líder do partido, foi nomeado primeiro-ministro do Reino Unido, com pelo menos 412 deputados trabalhistas. Quase o número total alcançado por Tony Blair em 1997.

Eleições Reino Unido

Keir Starmer se reúne com Charles 3º e se torna primeiro-ministro do Reino Unido, após vencer as eleições – Foto: Yui Mok/Pool Photo via AP

“O trabalho de mudança começa imediatamente”, declarou Starmer, de 61 anos, em primeiro discurso como primeiro-ministro em frente ao número 10 da Downing Street, a sede do governo e residência oficial do premiê britânico em Londres.

Sendo assim, após 14 anos no poder, os conservadores sofreram uma derrota histórica. Com apenas 121 assentos até o momento, representando o pior resultado da história do partido. Os Liberais Democratas ficaram em terceiro lugar, com pelo menos 71 deputados, um aumento de 63 cadeiras.

O Partido Nacional Escocês viu o número de deputados da legenda reduzir de 47 para 9, enquanto o Reform UK, de direita radical e liderado por Nigel Farage conquistou quatro cadeiras. O Partido Verde, que possuía uma cadeira, agora contará com quatro deputados, mesmo número de representantes do Partido do País de Gales.

Reino Unido após resultado das eleições

Britain's Labour Party leader Keir Starmer delivers a speech at a victory rally at the Tate Modern in London early on July 5, 2024.(AP/Kin Cheung)

Keir Starmer em discurso de vitória – Foto: AP/Kin Cheung

Após a divulgação dos resultados, o rei Charles III recebeu Keir Starmer no Palácio de Buckingham, em Londres, e formalmente o convidou para se tornar primeiro-ministro. Antes disso, Rishi Sunak havia entregue sua renúncia ao cargo. Além disso, ele anunciou que deixaria a liderança do Partido Conservador, mas não imediatamente.

“Eu escutei a fúria de vocês”, disse Sunak, ao deixar o número 10 da Downing Street. As eleições gerais antecipadas foram convocados por Sunak em maio, quando dissolveu o Parlamento britânico, uma prerrogativa legal do primeiro-ministro.

Em primeiro discurso à nação, Keir Starmer declarou: “Nosso país votou decisivamente pela mudança, pela renovação nacional e pelo retorno da política ao serviço público. O trabalho de mudança começa imediatamente. Nosso trabalho é urgente — e começamos hoje”, acrescentou.

Starmer ainda citou a necessidade de escolas e moradias acessíveis, prometendo “reconstruir” a “infraestrutura de oportunidades” do país, fazendo isso “tijolo por tijolo”. Ele também destacou os “desafios de um mundo inseguro”.

Kair Starmer é líder do Partido Trabalhista desde 2020, quando sucedeu Jeremy Corbyn. Anteriormente, foi chefe do Crown Prosecution Service (CPS), o Ministério Público do Reino Unido.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais