Ainda que distante da votação do dia 5 de novembro, Donald Trump ganha força para disputar as eleições nos EUA com a desistência de candidatos republicanos nas prévias do partido. Depois de Vivek Ramaswamy e do senador Tim Scott saírem da corrida eleitoral, foi a vez do governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciar o fim de sua campanha e apoio ao ex-presidente, nesse domingo (21).
Com a desistência de DeSantis da disputa, após larga vitória de Donald Trump em Iowa, resta apenas Trump e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, como possível representante do Republicanos na eleição para a presidência.
Leia mais! YOUTUBE DE TRUMP É SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO
Apesar de os apoiadores de Nikki Haley comemorarem a notícia da retirada de campanha de DeSantis, a notícia não é das mais animadoras para a candidata. Isso porque, em seu anúncio, o governador da Flórida anunciou seu apoio a Trump.
Ron DeSantis ended his presidential campaign on Sunday and endorsed Donald Trump as the Republican nominee for president in 2024. DeSantis’s distant loss to Trump in Iowa dealt a devastating blow to his campaign. https://t.co/rw1R3GzFHh pic.twitter.com/pP3fKfOc1L
— The New York Times (@nytimes) January 21, 2024
Com isso, o eleitorado de Trump ganha fôlego. Portanto, e o ex-presidente, provavelmente, deve conquistar pelo menos 50% dos votos em Nova Hampshire, onde ocorre a próxima etapa das prévias dos Republicanos.
A tendência transparece no levantamento conduzido pela Universidade de Nova Hampshire, a pedido da emissora CNN, em que informa que Trump deve herdar 62% dos votos que iriam para DeSantis. Segundo a pesquisa, Nikki Haley receberia apenas 30% desses votos.
Novo cenário
Outra pesquisa, da Universidade Suffolk, em Boston, indica que 57% dos eleitores de DeSantis têm Trump como segunda opção. Enquanto, apenas, 33% declararam preferência por Haley. O diretor da pesquisa feita pela Universidade Suffolk, Daviv Paleogos, avaliou o novo cenário.
— Em todas as pesquisas de intenção de voto, Trump ficou com pelo menos 50% e sua vantagem só cresceu desde domingo — avaliou. — Em um cenário com dois candidatos, se ele não chegar a 50% não vencerá. Mas, a esta altura, isso parece improvável.
Leia mais! CÂMARA DOS DEPUTADOS DOS EUA COMEÇA DEBATER IMPEACHMENT DE TRUMP
Apesar do eleitorado de DeSantis ser estimado em torno de 6%, uma pequena diferença pode ser decisiva em uma disputa acirrada. Após Nova Hampshire, os republicanos irão disputar as prévias no estado de Nevada, em fevereiro.