As eleições municipais é o momento mais importante para os que desejam escolher de forma consciente os seus representantes para atuar nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Contudo, o eleitor deve ficar atento ao calendário eleitoral, aos documentos e regras para o dia da votação. Para te ajudar, separamos uma lista de dicas para antes e durante as eleições.
Leia mais! LULA SE REUNIRÁ COM ARTHUR LIRA NESTA SEMANA
As eleições de 2024 serão realizadas nos dias 6 e 27 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente. O horário para votação é das 08h às 17h (horário de Brasília). Serão cerca de 152 milhões de brasileiros que irão às urnas para votar em mais de 5,5 mil municípios do país.
Fique atento às etapas das eleições
Como primeiro passo diante de um ano eleitoral é importante que o cidadão fique atento para as etapas e prazos de regularização ou primeira via do título de eleitor. Diante disso, os jovens que ainda não tiraram o título ou eleitores que desejam fazer a transferência de endereço ou alterar o local de votação têm até 8 de maio, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.
Além disso, é importante que todos consultem como está a situação eleitoral. A regularização deve ser feita dentro do mesmo prazo em caso de pendências.
Documentos necessários para a votação
Em primeiro ponto, antes de sair de casa é interessante você conferir se está com os documentos necessários. Para votar é preciso apenas o título de eleitor ( o documento pode ser físico ou o digital disponível do E-Título) ou algum outro documento oficial com foto como: carteira de identidade, carteira de habilitação, passaporte ou carteira de trabalho. Se tiver feito o cadastro biométrico, você pode ativar e usar apenas seu E-Título.
Além disso, você deve ter conhecimento da sua sua zona e seção eleitorais. Essa informação está presente no seu título de eleitor. Contudo, se você perdeu seu título, é possível ter acesso ao local de votação pelo próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Regras para o dia da votação
Esclarecendo a dúvida de muitos sobre se é permitido levar ou não o número do candidato, a Justiça Eleitoral permite sim que o eleitor entre na cabine de votação com o número de quem vai votar. Para facilitar você também pode entrar com papel do próprio político, o chamado – santinho -.
De acordo com o TSE, os eleitores são proibidos de entrar na cabine com celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer aparelho eletrônico. Nesse sentido, os mesários devem indicar um local para deixar esses equipamentos, que serão retirados ao sair da seção eleitoral.
Leia mais! FLÁVIO DINO SE DESPEDE DO SENADO FEDERAL PARA ASSUMIR CADEIRA NO STF
Além disso, os mesários possuem autorização para ajudar eleitores que tem dificuldade na ordem de votação. Alguém de confiança da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida pode auxiliá-la, desde que não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, partido político, federação ou coligação. Contudo, o auxiliar deve se identificar perante a mesa receptora de votos.