Uma pesquisa da Ipsos/Reuters revela que Donald Trump e o presidente Joe Biden estão empatados dentro da margem de erro. Essa é a primeira após o atentado sofrido pelo ex-presidente e mostra que Trump tem 43% das intenções de voto, enquanto Biden aparece com 41%.
O levantamento, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, ouviu cerca de 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, feita nos dias 1° e 2 de julho, ambos os candidatos estavam empatados com 40% das intenções.
Desde então, Trump vem subindo nas pesquisas, enquanto Biden aumentou apenas um ponto percentual, ambos ainda dentro da margem de erro. Nas eleições americanas, o sistema de votação é indireto, com votos sendo apurados por estado. O vencedor em cada unidade da federação leva todos os delegados para o colégio eleitoral.
Outros dados sobre as eleições dos Estados Unidos
A pesquisa também revelou que quatro em cada cinco norte-americanos temem que os Estados Unidos estejam fora de controle após o atentado contra Trump. Além disso, 84% dos eleitores estão preocupados com possíveis atos de violência após a eleição, e 5% acreditam ser aceitável recorrer à violência para atingir um objetivo político.
Entre os republicanos registrados para votar, 65% afirmaram que o ex-presidente é favorecido pelo “poder divino”, enquanto entre os democratas, o índice é de 11%. Outras duas pesquisas também mediram as intenções de voto depois do atentado.
Na pesquisa Morning Consult, Trump tem 46% das intenções de voto contra 455 de Biden. Já no levantamento da 3W Insights, encomendada pelo Partido Democrata, Trump possui uma vantagem de 47% a 43%.
Assim, uma média das pesquisas mais recentes, realizada pelo jornal The New York Times, mostra Trump com 47% contra 45% de Biden.