Início » Eleições 2024: eleitores não sabem quem Lula e Bolsonaro apoiam, mas rejeição é massiva

Eleições 2024: eleitores não sabem quem Lula e Bolsonaro apoiam, mas rejeição é massiva

Pesquisa mostra incerteza sobre os candidatos nas capitais, mas a polarização continua a influenciar voto

A+A-
Reset

A três meses das eleições municipais de 2024, uma pesquisa Datafolha divulgada no sábado (6) revelou que grande parte dos eleitores ainda desconhece os candidatos apoiados por Lula (PT) e Bolsonaro (PL) nas principais capitais brasileiras. Esse cenário de incerteza pode influenciar o impacto dos apoios políticos nas candidaturas em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

eleições 2024

Segundo diretora do Datafolha, polarização de 2022 continua nas eleições de 2024 – Foto: Reprodução/X

Em Belo Horizonte, 47% dos eleitores não sabem quem Lula apoia, enquanto 51% desconhecem o candidato de Bolsonaro. Já em Recife, esses percentuais são de 25% e 42%, respectivamente. No Rio de Janeiro, 38% não sabem o candidato do petista e 54% não conhecem o do ex-presidente. Em São Paulo, os percentuais são de 27% para Lula e 40% para Bolsonaro.

Apesar do desconhecimento, a pesquisa sugere que os apoios de Lula e Bolsonaro terão força nas urnas. Na capital mineira, 53% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por Lula, enquanto 60% rejeitariam um candidato de Bolsonaro. Um empate técnico considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais.

Luciana Chong, diretora do Datafolha, afirma que “a polarização que ocorreu em 2022 continua e se reflete no cenário eleitoral municipal em algumas cidades, como São Paulo”.

Percentuais nas Capitais

eleições 2024

Foto: Andressa Anholete /Minas/Bloomberg/Getty Images

São Paulo

Em São Paulo, 45% não votariam em um candidato apoiado por Lula e 65% rejeitariam um candidato de Bolsonaro. Por outro lado, 23% votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula e 16% em um apoiado por Bolsonaro.

Rio de Janeiro

No Rio, 57% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, enquanto 46% rejeitariam um candidato de Lula. Por outro lado, 14% votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula e 20% em um apoiado por Bolsonaro, um empate técnico com margem de erro de 3 pontos percentuais.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, 60% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, enquanto 53% rejeitariam um candidato de Lula, configurando empate técnico. Ambos têm 22% de eleitores que votariam com certeza em seus candidatos.

Recife

Em Recife, Lula tem a maior vantagem como cabo eleitoral: 67% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, enquanto 38% rejeitariam um candidato de Lula. Além disso, 28% votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula e 16% em um apoiado por Bolsonaro.

O Datafolha entrevistou eleitores entre os dias 2 e 4 de julho nas quatro capitais:

  • São Paulo: 1.092 eleitores, margem de erro de 3 pontos percentuais.
  • Rio de Janeiro: 840 eleitores, margem de erro de 3 pontos percentuais.
  • Belo Horizonte e Recife: 616 eleitores cada, margem de erro de 4 pontos percentuais.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais