Efeitos da eventual cassação de Sergio Moro

O julgamento que analisa a possível cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) foi adiado, após pedido de vista do advogado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) José Rodrigo Sade. A sessão será retomada nesta quarta-feira (3).

Moro é acusado de abuso de poder econômico no período pré-eleitoral de 2022 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após decisão do TRE-PR, o processo deve ser levado para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mediante a apresentação de recurso. Entretanto, se o mandato de Moro for cassado pela Corte, uma nova eleição será convocada no Paraná para ocupar a cadeira do ex-juiz no Senado.

O vice-presidente da Arko Advice, Cristiano Noronha, avalia que a possível cassação do senador levará a uma reorganização das forças governistas e da oposição no Paraná. Entre os nomes petistas para uma eventual corrida, estão a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o deputado federal Zeca Dirceu (PT). Já na ala bolsonarista, há a possibilidade de candidatura da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL). Além disso, do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), que foi líder do Governo na Câmara durante o governo Bolsonaro. A tendência, de acordo com Noronha, é de uma disputa polarizada no estado.

Se Moro for cassado pelo TSE, uma nova eleição ocorrerá no Paraná – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entenda o caso de Sergio Moro

Sergio Moro é acusado de abuso de poder econômico no período pré-eleitoral de 2022. O PL e o PT moveram duas ações que tramitam em conjunto. O relator, o desembargador Luciano Falavinha, votou contrário à cassação do senador do Paraná.

A cassação de Moro também simbolizaria mais um revés à Lava Jato, que já sofreu desgastes com a cassação do mandato do ex-deputado federal Deltan Dallagnol. Ele ganhou no TRE-PR, mas foi cassado após o julgamento ir ao TSE.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais