Início » Deputados negociam apoio para candidatura à presidência da Câmara em 2025
DestaquePolítica
A+A-
Reset

Deputados negociam apoio para candidatura à presidência da Câmara em 2025

As tratativas para escolher o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados devem avançar neste ano, especialmente a partir de novembro, após as eleições municipais. Até o momento, os candidatos mais cotados a participar da disputa são Elmar Nascimento (União-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Leia mais! Arthur Lira: Câmara atuou como parceira do governo, mas sem perder a independência

Por enquanto, a preferência de Lira é por Elmar Nascimento. Já Marcos Pereira, atual vice-presidente da Câmara, pode enfrentar uma resistência da base aliada do governo, pois sua legenda pode lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na campanha presidencial em 2026. Ainda que não tenha o mesmo apoio, o líder do Republicanos, Hugo Motta (Republicanos-PB), também é uma opção ao nome de Marcos Pereira, do mesmo partido.

presidência da Câmara

Tarcísio de Freitas. Foto: Anderson Riedel/PR

Mudanças ao favorito à presidência da Câmara

No entanto, o apoio político pode mudar de acordo com o clima político próximo ao pleito. Há cerca de três meses, por exemplo, os partidos União Brasil, Progressistas e Republicanos negociam a criação de uma federação. Caso se torne uma realidade, apenas um dos dois será o candidato da federação, após passar por uma eleição interna. A decisão no Senado também influencia a disputa na Câmara, visto que os políticos evitam escolher representantes do mesmo partido para comandar as duas Casas.

Leia mais! Arthur Lira cita inteligência artificial como prioridade para 2024

Frutos da Reforma Tributária

Paralelamente, correm por fora Antônio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Ambos são líderes em suas respectivas legendas, que, ao lado do Podemos e do Republicanos, formam o segundo maior bloco partidário da Casa. O relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é outro nome ventilado por conta de sua atuação na condução da PEC. Por fim, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve lançar um candidato da direita, para fazer frente aos nomes mencionados até agora.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00