Início » Deputados discutem papel dos consórcios no desenvolvimento regional

Deputados discutem papel dos consórcios no desenvolvimento regional

Comissão se reúne para discutir o potencial dos consórcios estaduais e municipais como ferramentas de gestão colaborativa

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados se reúne, nesta terça-feira (14), para debater o papel dos consórcios estaduais e municipais no desenvolvimento econômico regional. A proposta, idealizada pelo deputado federal Josenildo (PDT-AP), tem como objetivo explorar o potencial desses modelos de gestão pública colaborativa como ferramentas para atrair investimentos.

consórcios

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Além disso, ela busca implementar políticas e tecnologias sob medida para as realidades de cada região. Nesse sentindo, a audiência pública contará com a participação de representantes de diversos setores para discutir os desafios da utilização de consórcios como instrumentos para o desenvolvimento regional sustentável.

De acordo com o deputado, a realização da audiência é crucial para fomentar um debate profundo sobre o tema.

– Essa discussão é fundamental para construir um Brasil mais justo, equitativo e próspero, onde todas as regiões tenham oportunidades iguais de crescimento, bem como desenvolvimento – defendeu Josenildo.

Comissão

O deputado Josenildo propôs o debate a cerca dos consórcios entre governos – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Entenda o que são os consórcios estaduais e municipais

Os consórcios públicos, sejam eles de caráter estaduais, municipais ou até interestaduais, se configuram como instrumentos de gestão pública colaborativa. Diferentes entes federativos se unem para alcançar algum objetivo de interesse comum.

Além disso, essa união estratégica permite a otimização de recursos, na busca por soluções para desafios enfrentados pelas regiões.

Câmara dos DeputadosEconomiaO Brasilianista

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais