Deputado federal, José Carlos Schiavinato, morre vítima de covid-19

José Carlos Schiavinato. Foto: Arquivo/Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu, vítima da covid-19, na noite da última terça-feira (13), em Brasília. O parlamentar estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, e era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

José Carlos Schiavinato foi o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da Covid-19. No Senado, já foram contabilizadas três mortes de parlamentares ativos em decorrência da doença, os senadores Major Olímpio, José Maranhão e Arolde de Oliveira.

Em março deste ano, Schiavinato tinha perdido a esposa, Marlene Schiavinato, também em decorrência do novo coronavírus

Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, Schiavinato tinha 66 anos e estava internado desde 3 de março na capital. Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Schiavinato foi deputado estadual no Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012).

Luto oficial na Câmara

Em razão da morte do parlamentar, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial de três dias na Casa. Além disso, suspendeu todos os trabalhos no plenário e nas comissões nesta quarta-feira (14).

Por meio de seu perfil no Twitter, Lira afirmou ter recebido “com pesar” a notícia da morte de Schiavinato.

O Regimento Interno da Câmara prevê a possibilidade de suspender as sessões em virtude de falecimento de congressista da legislatura, entre outras situações.

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Agentes da Abin protestam contra o atual diretor-geral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais